Google+ Biotecnologia : abril 2014

Um lugar para todos nós conhecermos melhor o mundo da Biotecnologia

segunda-feira, 21 de abril de 2014

O que é a Biotecnologia ?


Sendo essa a primeira postagem sobre a biotec em si eu pensei em escrever sobre a história, a situaçao atual, a importância  etc... mas quando veio à minha mente pareceu óbvio sobre o que tinha que escrever: vamos definir essa ciência em si. Quando comecei a procurar, ano passado, o que era de fato a biotecnologia achei essa imagem, que embora seja da wikepédia, define de forma excelente o que aprendi nas poucas aulas que tive sobre o assunto:


Interpretando mais detalhadamente: A biotecnologia são técnicas de engenharia que utilizam da bioquímica para alterar processos biológicos. Sendo assim, o principal objetivo é mudar as características de um ser vivo para um propósito, seja aumentar a produção de certa matéria prima(desde que seja retirada de seres biológicos),  seja tornar um meio poluído, como um rio, habitável de novo.

Com certeza a melhor palavra para descrever essa ciência é a  "multidisciplinalidade". Junte conhecimentos de informática, física, biologia, química e você tem uma tecnologia que tem aplicações na biomedicina, na agricultura e na produção industrial. Hoje os principais retratos da biotecnologia moderna são na área de pesquisas. Na área de fármacos ela é responsável pela criação de antibióticos e vacinas, na agropecuária a produção de Organismos Geneticamente Modificados e na área industrial o principal representante e a fermentação e a produção de enzimas.

No Brasil ela é uma das maiores áreas em crescimento, sendo que em 2002 não haviam empresas especializadas, e hoje há mais de 100 apenas em MG (segundo a Associação Mineira de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida ). Sintetizando tudo isso, podemos considerar essa a ciência do futuro, nos últimos anos houveram avanços na indústria eletrônica e química agora chegou a hora da Biotecnologia.

Mudando um pouco de assunto...


Depois de pensar um pouco decidi que PRETENDO postar nesse blog todas terças e sextas. Sendo as Sextas um resumo de todas as notícias da semana e nas Terças algo relacionado explicando determinado assunto (como esse de hoje). Pode acontecer posts excepcionais em outros dias.

E qualquer dúvida, correção ou sugestão específica mande no meu e-mail:
en_rico2010@hotmail.com

Ou se for algo mais breve deixe nos comentários ;)