Google+ Biotecnologia

Biotecnologia

Um lugar para todos nós conhecermos melhor o mundo da Biotecnologia

domingo, 29 de junho de 2014

Falando sobre a história: Parte I - A biotecnologia na antiguidade


Sabe quando você acha que tem uma ideia sobre algo, e quando vai pesquisar mais a fundo se surpreende ? Pois é, quando eu fui pesquisar a história dessa ciência para o meu trabalho, esperava uma tecnologia extremamente nova, com suas origens no fim do século XX. Mas não foi isso que encontrei.

A biotecnologia é tão antiga quanto as primeiras grandes civilizações humanas. Os primeiros indícios de sua utilização vinham dos antigos povos que habitavam a África, e o atual Oriente médio. Povos como os Egípcios, Árabes e Mesopotâmicos, há 8000 anos atrás, já tinham conhecimentos de fermentação para produzir, não só bebidas, mas também os mais variados alimentos como iogurte e queijos. 

Porém, não era apenas com a fermentação que tinham contato, os Egípcios, por exemplo,  pelo seu costume de mumificação, tinham aplicações avançadíssimas da anatomia e bioquímica. Apesar de desconhecerem os agentes causadores, eles não só sabiam como evitar a putrefação, mas também já produziam certas "vacinas primitivas", já que perceberam que se colocassem parte de corpos de doentes ao sol, e posteriormente, tivessem contato elas, adquiriam resistência a certas doenças.

Mas não foram apenas esses povos que tiveram contato com a biotecnologia. As mulheres latino-americanas, que eram responsáveis pela agricultura, já realizavam os primeiros testes de melhoramento genético. Cruzando e provocando mutações (não se sabe como exatamente) nos milhos nativos, elas conseguiram cultivares que produziam muito mais grãos que os selvagens. Não só isso, as agricultoras também tinham noções sobre a hereditariedade, pois sabiam que as sementes originadas de milhos modificados, gerariam plantas iguais aos descendentes.




Milho "teosinto", selvagem e sem melhoramento






Milho melhorado ao longo do tempo, usando de cruzamentos




















 



 




OBS: nota-se que ambos não se parecem com o milho que consumimos hoje. Isso se deve ao fato de que todo milho consumido hoje tem sua melhoria, ou por cruzamentos em laboratórios, ou por inserção de genes exógenos (de outro ser vivo), os chamados Transgênicos.


Apesar de todas essas técnicas já serem já aplicadas há muito tempo, nenhum desses povos tinham conhecimentos sobre os mecanismos que causavam esses processos. Tanto os povos orientais como ocidentais não sabiam sobre a existência do DNA, de micro organismos ou de enzimas. Entretanto, isso não limitava as práticas de tentativa e erro, que geraram tecnologias que foram consideradas avançadas até o século XVII. 


 

segunda-feira, 21 de abril de 2014

O que é a Biotecnologia ?


Sendo essa a primeira postagem sobre a biotec em si eu pensei em escrever sobre a história, a situaçao atual, a importância  etc... mas quando veio à minha mente pareceu óbvio sobre o que tinha que escrever: vamos definir essa ciência em si. Quando comecei a procurar, ano passado, o que era de fato a biotecnologia achei essa imagem, que embora seja da wikepédia, define de forma excelente o que aprendi nas poucas aulas que tive sobre o assunto:


Interpretando mais detalhadamente: A biotecnologia são técnicas de engenharia que utilizam da bioquímica para alterar processos biológicos. Sendo assim, o principal objetivo é mudar as características de um ser vivo para um propósito, seja aumentar a produção de certa matéria prima(desde que seja retirada de seres biológicos),  seja tornar um meio poluído, como um rio, habitável de novo.

Com certeza a melhor palavra para descrever essa ciência é a  "multidisciplinalidade". Junte conhecimentos de informática, física, biologia, química e você tem uma tecnologia que tem aplicações na biomedicina, na agricultura e na produção industrial. Hoje os principais retratos da biotecnologia moderna são na área de pesquisas. Na área de fármacos ela é responsável pela criação de antibióticos e vacinas, na agropecuária a produção de Organismos Geneticamente Modificados e na área industrial o principal representante e a fermentação e a produção de enzimas.

No Brasil ela é uma das maiores áreas em crescimento, sendo que em 2002 não haviam empresas especializadas, e hoje há mais de 100 apenas em MG (segundo a Associação Mineira de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida ). Sintetizando tudo isso, podemos considerar essa a ciência do futuro, nos últimos anos houveram avanços na indústria eletrônica e química agora chegou a hora da Biotecnologia.

Mudando um pouco de assunto...


Depois de pensar um pouco decidi que PRETENDO postar nesse blog todas terças e sextas. Sendo as Sextas um resumo de todas as notícias da semana e nas Terças algo relacionado explicando determinado assunto (como esse de hoje). Pode acontecer posts excepcionais em outros dias.

E qualquer dúvida, correção ou sugestão específica mande no meu e-mail:
en_rico2010@hotmail.com

Ou se for algo mais breve deixe nos comentários ;)